• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc
Home
Inicio
IFSC Câmpus Caçador seleciona alunos bolsistas para atuar em projetos de pesquisa e extensão

Por Prof. Dra. Danielle Regina Ullrich


.........O IFSC Câmpus Caçador lançou na última sexta-feira, dia 11 de julho, dois Editais Internos para Seleção de Bolsistas para atuar com atividades de pesquisa e extensão. A intenção é fomentar atividades de pesquisa e extensão com os alunos dos Cursos Técnicos em Administração e Informática.


.........O edital de extensão, selecionou um bolsista para atuar no Programa Mulheres SIM. O Programa Mulheres SIM foi criado para atender mulheres prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, maiores de 18 anos, sem escolaridade e moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, atendendo as Diretrizes Nacionais do Plano Nacional de Políticas para Mulheres 2013 – 2015 e fortalecendo as ações institucionais que atendem ao terceiro do Objetivo do Desenvolvimento do Milênio (Igualdade entre os sexos e valorização da mulher). O Programa aborda a transversalidade de gênero nas políticas sociais públicas, no sentido de promover a inclusão educacional, econômica, social, cultural e pessoal das mulheres, a autonomia política, a erradicação da extrema pobreza, o combate à violência, a consolidação da cidadania feminina e o desenvolvimento sustentável, articulado com as políticas públicas de educação, assistência social, saúde, segurança, e outras. A duração do Programa é de 5 meses (agosto a dezembro de 2014). Em Caçador, o Programa terá como público-alvo as mulheres detentas do Presídio Regional de Caçador, parceiro neste Programa. Para atuar como bolsista de extensão foi selecionada a aluna Janete Aparecida Putti do Curso Técnico em Administração.


........O edital de pesquisa selecionou dois bolsistas para atuar no projeto aprovado no Edital Universal 14/2015: Métodos, ferramentas e técnicas para inovação: adoção e uso no contexto dos setores de madeira e plástico da região de Caçador/SC. Uma dimensão de decisões importantes a serem tomadas em relação ao processo de inovação refere-se a quais métodos, técnicas e ferramentas para inovação (MTF-I) utilizar, uma vez que, o uso efetivo de MTF-I tem sido associado a melhoria do desempenho inovador das organizações. Entretanto, os escassos estudos empíricos existentes indicam que as organizações, de forma geral, aplicam limitadamente MTF-Is, ou simplesmente não os conhecem. O objetivo da pesquisa é investigar a adoção e uso de MTF-Is nas indústrias dos setores de madeira e plástico da região de Caçador/SC. Para atuar como bolsistas de pesquisa foram selecionados: a aluna Andrieli Perego do Curso Técnico em Administração e o aluno Euclides Hauffe de Lima do Curso Técnico em Informática.


........Os alunos selecionados iniciam suas atividades no mês de agosto de 2014.

 

 
Matrículas Cursos Técnicos - IFSC Caçador

O Instituto Federal - Câmpus Caçador informa aos aprovados em 1ª chamada para os Cursos Técnicos em Administração e Informática que as matrículas serão nos dias 17, 18 e 21 de julho de 2014 no horário das 8h às 12h e das 13:30h às 22:00h.


Lista de aprovados

processo seletivo

vagas remanescentes


Documentação exigida:

Carteira de Identidade;

CPF;

Certidão de nascimento ou casamento;

Título de Eleitor, para maiores de 18 anos;

Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino;

Histórico Escolar do Ensino Fundamental;

Histórico Escolar do Ensino Médio ou declaração de frequência escolar;

Atestado de vacina contra a rubéola (para candidatas do sexo feminino com idade entre 12 e 40 anos).


Maiores informações clique aqui e consulte o item 11. Da Matrícula.

 
Detentas do Presídio Municipal de Caçador participarão do programa Mulheres Sim

...Trinta detentas que fazem artesanato no Presídio Municipal de Caçador irão participar do programa de extensão Mulheres Sim do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Na semana passada, a assistente social responsável pelo programa, Ania Tamilis Silva, e a servidora Silvana Frigotto estiveram na cidade para conversar com a equipe responsável pelo programa no Câmpus Caçador e visitar o presídio.
.
...O programa Mulheres Sim é formado por três etapas: a oferta do curso de extensão “Educação e Gênero”, a realização de uma Feira de Economia Solidária e a Avaliação das Egressas. O curso terá carga horária de 80h, sendo 62h compostas por sete disciplinas: Conhecimento histórico-cultural, Saúde da mulher e da família, Ética e cidadania, Linguagens, Informática, Desenvolvimento social e sustentável, e Vivência matemática, e 18h destinadas à geração de renda.
.
...Após o término do curso, as alunas irão promover uma Feira de Economia Solidária, que fará parte da programação da Semana do Empreendedorismo. O evento será realizado pelo Câmpus Caçador, de 13 a 17 de outubro. O tema desta primeira edição será “Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Regional”.

 
Alunas do Instituto Federal entrevistam Secretária Executiva da Braox



...Alunas do curso de Formação Inicial e Continuada em Secretariado para a Indústria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Caçador, conheceram, na última sexta-feira (27), a empresa Braox, do grupo Sulbrasil, um dos líderes em fabricação de tecnologia da informação voltada ao ramos da educação digital no Brasil.

.
...Depois de conhecer a empresa, as alunas tiveram a oportunidade de entrevistar a secretária executiva Joile de Souza Soares, assessora do presidente da Braox, Jovelci Gomes. Joile contou sobre sua rotina, que inclui desde preparar o café pela manhã até tirar vistos de viagens aos executivos que vão para o exterior, passando pela organização de eventos e reuniões de negócios. "O espírito investigativo é muito importante, mas não devemos ter medo de perguntar quando surge alguma dúvida", aconselhou a secretária, que diz amar a profissão e se sentir muito à vontade com toda a equipe de trabalho.

.
..."As alunas ficaram impressionadas com o nível de dedicação que é preciso ter para ocupar uma função como a de secretária executiva", afirma a professora do IFSC Ana Carolina Rodriguez, que acompanhou a visita. Segundo a professora, o chefe precisa ter total confiança na pessoa que o assessora e por isso mesmo é uma profissão que exige esforço e ética.

 
<< Início < Anterior 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.