• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc

guia de cursos

Home
Inicio
Instituto Federal ministra aula inaugural do Programa Mulheres SIM no Presídio Regional de Caçador

 

Aconteceu na última segunda-feira, 04, a aula inaugural do Programa Mulheres SIM do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), para 30 alunas reeducandas do Presídio Regional de Caçador. O evento foi realizado nas dependências do próprio Presídio, e contou com a presença de autoridades e servidores do IFSC Câmpus Caçador.

Durante a aula inaugural, a coordenadora do Programa no Câmpus Caçador, professora Danielle Ullrich apresentou e explicou as três etapas que compõem o Programa: Curso de Educação e Gênero (80 horas/aula); Feira de Economia Solidária e Acompanhamento das Egressas.

Ao final da apresentação as alunas assistiram a um vídeo com o tema da música “Maria, Maria” do Milton Nascimento, que as emocionou. Deixamos ainda a seguinte mensagem para as alunas: "A educação é o primeiro passo para um futuro melhor. Sejam bem vindas a uma jornada rumo ao conhecimento", disse Danielle.

Para finalizar a cerimônia foi servido um coquetel para todos os presentes. Após o coquetel, as alunas participaram de uma dinâmica com os servidores do IFSC, chamada a REDE. “Como um dos focos do programa é proporcionar o debate acerca da Economia Solidária, que vem sendo articulada em forma de rede, decidimos iniciar o Curso com esta dinâmica.” Durante a dinâmica que formou uma rede entre as novas alunas do IFSC e os professores, as alunas expuseram as suas expectativas com relação ao curso, atribuíram a si uma qualidade e um defeito, e comentaram atividades que mais gostam de fazer e aquelas que menos gostam de fazer.

“Acredito que começamos muito bem, a expectativa das alunas é alta e esperamos corresponder. Nossa ideia é aproveitar os saberes que elas já possuem e otimizar com novos conhecimentos para que elas possam gerar sua própria renda.”, concluiu Danielle.

 
Alunos dos Cursos Técnicos do Câmpus Caçador recebem a palestra “Empresário e Sociedades Empresariais: conceitos e obrigações"

 

No dia 01 de agosto, sexta-feira, as turmas do Módulo II dos Cursos Técnicos em Administração e em Informática do Câmpus Caçador receberam o palestrante Levi Hulse que ministrou a palestra intitulada: “Empresário e Sociedades Empresariais: conceitos e obrigações”.

 

Durante a palestra Levi trabalhou conceitos relacionados a empresários individuais e sociedades empresariais, bem como as obrigações inerentes a cada tipo de empresa.

 

.........Levi é Mestre em Ciência Jurídica pela Univali, e pós-graduado no Curso Preparatório para Magistratura e Especialização em Direito Público, uma parceria entre a FURB – Universidade Regional de Blumenau e a ESMESC - Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina. Além disso, Levi é também bacharel em Direito e em História pela FURB. Atualmente atua como advogado e professor na Faculdade Metropolitana de Blumenau/Grupo Uniasselvi.


.......Para a coordenadora e professora do curso técnico em Administração do Câmpus Caçador, prof. Danielle Ullrich, os alunos adoraram a palestra, foram participativos e puderam solucionar dúvidas. “Os alunos aprenderam a enquadrar os tipos de empresa de acordo com a legislação brasileira, e as informações da palestra servirão para embasar o trabalho final de curso dos alunos do Técnico em Administração que é confeccionar um plano de negócios”, disse.


........Além disso, segundo Danielle foi uma oportunidade para os alunos do Curso Técnico em Informática se ambientar as discussões relativas a Gestão de Empresas, disciplina que será ministrada por ela neste semestre.


........O Câmpus Caçador incentiva a vinda de profissionais especialistas em diversas áreas afins à Administração e a Informática para conversar com os alunos, proporcionando interação entre os alunos e especialistas de diversos ramos do conhecimento.

 
Novos alunos do Câmpus Caçador iniciam as aulas com palestra sobre Direito do Consumidor

 

.....No último dia 30, quarta-feira, iniciaram as aulas para os alunos que ingressaram nos cursos técnicos em Administração e em Informática do Câmpus Caçador. Já na primeira semana de aula, os novos alunos receberam a palestra intitulada: “Conversando sobre Direito do Consumidor”. O palestrante Levi Hülse iniciou o encontro apresentando a Constituição Federal de 1988 e fazendo uma introdução ao Código de Defesa do Consumidor.


.....Levi é Mestre em Ciência Jurídica pela Univali, e pós-graduado no Curso Preparatório para Magistratura e Especialização em Direito Público, uma parceria entre a FURB – Universidade Regional de Blumenau e a ESMESC - Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina. Além disso, Levi é também bacharel em Direito e em História pela FURB. Atualmente atua como advogado e professor na Faculdade Metropolitana de Blumenau/Grupo Uniasselvi.


.....Para a coordenadora do curso técnico em Administração do Câmpus Caçador, prof. Danielle Ullrich, esse tipo de atividade é de grande importância, pois complementa a formação do aluno, proporciona momentos de debate e esclarecimento de dúvidas através da presença de um profissional de uma área específica. “Os alunos adoraram a oportunidade, tiraram dúvidas e interagiram com o palestrante”, disse.


.....Para o coordenador do curso técnico em Informática, Thiago Waltrik, a palestra abordou um dos temas que compõem a ementa da disciplina de Informática, Ética e Sociedade, ministrada por ele neste primeiro semestre. “É importante que conteúdos específicos, como é o caso do Direito do Consumidor, sejam apresentados e debatidos na presença de um profissional da área”, disse ele.


.....O Câmpus Caçador pretende trazer profissionais especialistas em diversas áreas afins à Administração e a Informática para conversar com os alunos ainda durante este semestre, concluiu Danielle.

 

 
Transferências externas, internas e retorno de técnicos

 

......Estão abertas as inscrições para transferências internas, externas e retorno para os cursos técnicos do IFSC. O período de inscrições iniciou em 28/07 e segue até dia 08/08.


......Para Transferência Interna poderão se inscrever alunos regularmente matriculados (que frequentam ou que estão com matrícula trancada) em cursos Técnicos de qualquer câmpus do IFSC. Para Transferência Externa poderão se inscrever alunos regularmente matriculados (que frequentam ou que estão com matrícula trancada) em cursos Técnicos de outras Instituições de Ensino pública ou particular. Para Retorno de Técnico poderão se inscrever candidatos portadores de Diploma de Curso Técnico.


......Maiores informações consulte o edital pelo link: http://ingresso.ifsc.edu.br/novo/images/stories/pdf/2014-2/Editais

 
<< Início < Anterior 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.