• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc

guia de cursos

Home
Inicio
IFSC forma Técnicos em Plásticos e em Vestuário

 

.....Na noite da última sexta-feira (15) o IFSC formou duas turmas, uma de Técnicos em Plásticos e outra de Técnicos em Vestuário.


.....A cerimônia ocorreu no Auditório da Câmara Municipal de Caçador e contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas, entre familiares dos formandos, autoridades e servidores do IFSC. A turma de Técnicos em Plásticos escolheu como Nome de Turma o Prof. Emerson Luis de Oliveira e como Paraninfo o Prof. Rodrigo Acácio Paggi. Já a turma de Técnicos em Vestuário escolheu como Nome de Turma a Profa. Elen Carla Bezerra Maia e como Paraninfa a Sra. Daniela Tombini. O Senhor Ibrahim Socreppa foi escolhido como Patrono de ambas as turmas.

Leia mais...
 
Lançamento da Semana do Empreendedorismo do IFSC Câmpus Caçador

 

......Foi oficialmente lançada ontem (14), no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Semana do Empreendedorismo, evento a ser realizado pelo entre os dias 03 e 07 de novembro de 2014. O evento que terá como foco Caçador e Região, contará com a parceria e apoio de organizações públicas e privadas, além da presença de acadêmicos e profissionais. Estarão participando também de forma ativa outros Câmpus do IFSC como o de Lages, Urupema e Florianópolis/Continente.

.....Para esse ano, o tema definido foi “Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Regional”. De acordo com o Prof. Pierry Teza, a temática vem ao encontro de atender variados públicos, desde os estudantes até o potenciais empreendedores e aqueles que já possuem um empreendimento. O professor complementa que a ideia é o trabalhar junto comunidade o empreendedorismo como um comportamento de alguém que além de gerar riquezas e uma série de outros benefícios para si, tem também a capacidade de desenvolver o seu entorno, sendo então o empreendedorismo um propulsor do desenvolvimento regional.

A ser realizado junto as instalações do IFSC Câmpus Caçador, o evento contará com uma série de atividades para os diversos públicos-alvo. De acordo com a Prof. Danielle Ullrich, na segunda-feira, além da abertura, acontecerá uma palestra geral. Na terça e quarta-feira aconteceram a feira de empreendedorismo e uma série de oficinas e minicursos. Na quinta-feira o evento contará com palestras e finalmente na sexta-feira haverá uma mesa redonda e o encerramento do evento. Além disso, a Prof. Danielle comenta que durante toda a semana haverá apresentações culturais, que objetivam valorizar aspectos da região. “A Semana do Empreendedorismo tem como objetivo não apenas a transmissão de conhecimento mas também servir como um fórum de discussão do papel do empreendedorismo no contexto do desenvolvimento regional”, complementa a Prof. Danielle.

.....O lançamento contou com a presença de diversas empresas e instituições. Do setor produtivo, compareceram representantes da Adami, Corfio/Eletrocal, Daniela Tombini, Fezer, Frameport, Grupo Sul Brasil-Braox, Guararapes, Móveis Rotta e Sincol. Do governo estavam representados a Prefeitura Municipal de Caçador, a Câmara Municipal de Caçador, a Secretaria de Educação de Caçador e a Secretaria de Desenvolvimento Regional. Das instituições educacionais e de apoio ao setor produtivo estavam presentes a ACIC, ACIC Jovem, AMPE, CDL, Faculdade Senac e SESC. De acordo com o Prof. Albertinho Della Giustina, diretor do Câmpus Caçador, a presença de diversas organizações ligadas as mais diversas áreas representa a importância da temática a ser desenvolvida no evento, bem como a necessidade do IFSC Câmpus Caçador em estreitar relações com a comunidade, como vem fazendo desde de sua implantação em 2010. “Agradecemos a presença de todas as empresas e entidades e salientamos a importância da participação de toda a comunidade no evento, uma vez que pretendemos que ele tenha um caráter de construção coletiva”, finaliza o Prof. Albertinho.

......Mais informações sobre a Semana do Empreendedorismo podem ser obtidas no site do evento: www.cacador.ifsc.edu.br/semanadoempreendedorismo.

 
IFSC realiza divulgação na Feira de Economia Solidária

No último dia 08, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou divulgação de seus cursos junto à Feira de Economia Solidária, no Parque Central de Caçador. De acordo com Arlete Lemos, Coordenadora de Relações Externas do IFSC, a instituição tem empreendido esforços em uma série de ações com o intuito de fortalecer a presença do IFSC na região, como instituição pública, gratuita e de qualidade. “Nas avaliações do MEC o IFSC sempre obteve os melhores resultados entre os Institutos Federais de todo país pelo sexto ano consecutivo. Isso mostra o nível de qualidade da instituição e é essa qualidade que estamos disponibilizando para Caçador e região”, afirma Arlete.

Para o Chefe de Ensino do Câmpus Caçador do IFSC, Prof. Luiz Vicari, as ações de divulgação são importantes no sentido de que informam a comunidade não apenas os cursos, mas também uma série de outros serviços como pesquisa e extensão. Segundo o Prof. Luiz, “o IFSC possui hoje um planejamento, tanto de manutenção dos cursos técnicos existentes, Administração, Informática e Plásticos, quanto de abertura de novos cursos, como o técnico em Eletromecânica, os Técnicos Integrados de Administração e Informática e os superiores de Engenharia de Produção e Gestão da Tecnologia da Informação”.

A Prof. Danielle Ullrich, Coordenadora do Curso Técnico em Administração, explica que a presença do IFSC na Feira de Economia Solidária vai ao encontro dos conceitos que são trabalhados em sala de aula. “Temos incentivado os alunos a participar da feira pois, consideramos que o contato deles com agentes do ambiente da Economia Solidária tende a fortalecer as competências empreendedoras que procuramos desenvolver no IFSC” afirma a Prof. Danielle.

A Feira de Economia Solidária é um evento realizado pela Cáritas Brasileira e acontece durante os dias 08 e 09 de Agosto no Parque Central de Caçador.

 
Instituto Federal ministra aula inaugural do Programa Mulheres SIM no Presídio Regional de Caçador

 

Aconteceu na última segunda-feira, 04, a aula inaugural do Programa Mulheres SIM do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), para 30 alunas reeducandas do Presídio Regional de Caçador. O evento foi realizado nas dependências do próprio Presídio, e contou com a presença de autoridades e servidores do IFSC Câmpus Caçador.

Durante a aula inaugural, a coordenadora do Programa no Câmpus Caçador, professora Danielle Ullrich apresentou e explicou as três etapas que compõem o Programa: Curso de Educação e Gênero (80 horas/aula); Feira de Economia Solidária e Acompanhamento das Egressas.

Ao final da apresentação as alunas assistiram a um vídeo com o tema da música “Maria, Maria” do Milton Nascimento, que as emocionou. Deixamos ainda a seguinte mensagem para as alunas: "A educação é o primeiro passo para um futuro melhor. Sejam bem vindas a uma jornada rumo ao conhecimento", disse Danielle.

Para finalizar a cerimônia foi servido um coquetel para todos os presentes. Após o coquetel, as alunas participaram de uma dinâmica com os servidores do IFSC, chamada a REDE. “Como um dos focos do programa é proporcionar o debate acerca da Economia Solidária, que vem sendo articulada em forma de rede, decidimos iniciar o Curso com esta dinâmica.” Durante a dinâmica que formou uma rede entre as novas alunas do IFSC e os professores, as alunas expuseram as suas expectativas com relação ao curso, atribuíram a si uma qualidade e um defeito, e comentaram atividades que mais gostam de fazer e aquelas que menos gostam de fazer.

“Acredito que começamos muito bem, a expectativa das alunas é alta e esperamos corresponder. Nossa ideia é aproveitar os saberes que elas já possuem e otimizar com novos conhecimentos para que elas possam gerar sua própria renda.”, concluiu Danielle.

 
<< Início < Anterior 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.