• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc
Home
Inicio
Câmpus Caçador abre 75 vagas para cursos técnicos

   O Câmpus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso em cursos técnicos e de graduação. São 75 vagas para dois cursos. Em todo o estado, o IFSC oferece 3.273 vagas em 100 cursos distribuídos em 18 cidades. As aulas para todos os cursos começam no primeiro semestre de 2014.


   As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC (www.ingresso.ifsc.edu.br), onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. O prazo final para inscrições é 6 de novembro.


   Há computadores disponíveis para inscrição no câmpus do IFSC, para candidatos que não possuem acesso à Internet. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.  A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30.

 

   Candidatos doadores de sangue, integrantes de família de baixa renda ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção do pagamento dessa taxa até 22 de outubro, conforme procedimentos detalhados nos editais. O exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para 8 de dezembro.


   Reserva de vaga


   O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.


   Para se inscrever através do sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações, devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.  O detalhamento do sistema de cotas pode ser conferido nos editais.


   Confira os cursos oferecidos para início em 2014/1 no Câmpus Caçador:
Técnico concomitante de Administração (noturno) e Técnico concomitante de Informática (noturno)


   Além de Caçador, o IFSC está com inscrições abertas também nas cidades de Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Urupema e Xanxerê. Para conferir todos os cursos disponíveis, acesse www.ingresso.ifsc.edu.br.

 
Última semana para inscrições no JIFSC

 

Termina na próxima segunda, dia 30, o prazo para inscrições no 2º JIFSC – Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina. Estudantes de todos os cursos do IFSC podem se inscrever. O JIFSC acontece de 7 a 9 de novembro, no Câmpus Florianópolis. 

 

Para se inscrever o estudante deve acessar o site do JIFSC (http://jogos.ifsc.edu.br), no link “Inscrições“. Há 10 opções de modalidades para alunos de cursos técnicos integrados e cinco para alunos dos demais cursos. Em caso de haver mais inscritos do que vagas disponíveis para a modalidade – veja no regulamento quais são e qual o limite de inscritos -, os servidores responsáveis pela organização do JIFSC nos câmpus (consulte aqui a lista) vão definir um método para fazer a seleção. 

 

A lista final dos selecionados será divulgada no site do JIFSC em 8 de outubro. O transporte e a hospedagem dos estudantes participantes será providenciado pelo IFSC. 

 

Alunos com menos de 18 anos de idade devem ter autorização dos pais ou responsáveis para participar da competição. A declaração de autorização do responsável está anexa ao regulamento do JIFSC.

 

 Modalidades 

 

O regulamento do JIFSC prevê a disputa de 10 modalidades para alunos dos cursos técnicos integrados: atletismo (com provas de 100m, revezamento 4x100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 3.000m e 5.000m), arremesso de peso, basquete, futsal, handebol, salto em distância, tênis de mesa, tênis de mesa em duplas, vôlei e xadrez. Já para os estudantes dos demais cursos do IFSC, haverá cinco modalidades: futsal, vôlei, tênis de mesa, tênis de mesa em duplas e xadrez. 

 

Os dois primeiros dias do JIFSC (7 e 8 de novembro) serão reservados às disputas envolvendo alunos dos cursos técnicos integrados. Em 9 de novembro, último dia, ocorrem os jogos para estudantes dos demais cursos do IFSC. Haverá distribuição de medalhas para os atletas e equipes que ficarem em primeiro, segundo ou terceiro lugar em cada modalidade. 

 

Mais informações sobre o JIFSC podem ser obtidas no site do evento.

 
Abertas as inscrições para curso de Cuidador Infantil no IFSC

   Estão abertas as inscrições para o curso de Cuidador Infantil no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Caçador. O curso tem 160 horas e será oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec). “As aulas começam na primeira semana de outubro, com encontros às terças e quintas das 18h30 às 22h30, na escola Júlio Henrique Berger,  bairro Berger”, diz o coordenador do Pronatec do IFSC Caçador, Rodrigo Acácio Paggi.

cuidador infantil

  

   A professora responsável pelas aulas, Elen Carla Maia, explica que o curso de Cuidador Infantil é voltado a pessoas que desejam trabalhar como babá ou

monitor em clubes,  parques e festas. “As aulas incluem técnicas de primeiros socorros, segurança, higiene e alimentação”, diz ela.


   Os alunos matriculados receberão kit escolar e vale alimentação no valor de 4 reais por dia de aula. As inscrições podem ser feitas no IFSC Caçador, Avenida Fahdo Thomé, 3000, Bairro Champagnat. Mais informações pelos telefones 3561-5700 ou 3561-5707.

 
Câmpus Caçador apoia o programa Sinapse da Inovação

   Na última segunda-feira (16), os professores do câmpus Caçador, Danielle Ullrich, Rodrigo Paggi, e as alunas Mírian Ventz e Tatiana Goís, participaram da palestra de apresentação e lançamento do programa Sinapse da Inovação, realizada pela coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste, Sueli Bernardi. O evento está foi coordenado pela Universidade Vale do Rio do Peixe (UNIARP), em parceria com o Instituto Federal de SC - Câmpus de Caçador, o Sebrae Meio Oeste, a Associação Comercial de Caçador (ACIC), Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE) e o Sistema FIESC/SC.

   O objetivo do programa é ampliar o surgimento de empreendimentos inovadores e fortalecer a cultura do empreendedorismo inovador em uma região. Segundo a professora Danielle Ullrich, a partir do lançamento, o projeto pretende selecionar e apoiar até 100 projetos de produtos ou processos inovadores em seis Mesorregiões de Santa Catarina. “É muito importante termos conhecimento desse recurso e incentivar os alunos a ter ideias inovadoras”, diz Danielle.

   O Programa Sinapse da Inovação está em sua 4ª edição e já ajudou 189 novas empresas catarinenses a se colocar no mercado. Este ano, cada projeto selecionado receberá 50 mil reais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e até 29 mil reais em consultorias e capacitações do Sebraetec, um programa do Sebrae Santa Catarina.

   “Fomos convidados pela UNIARP para sermos apoiadores do programa e confirmamos a participação do câmpus Caçador com muito orgulho”, diz o diretor-geral do câmpus, Albertinho Della Giustina. “Em nível estadual o IFSC, junto com a UFSC, UDESC, ACAFE e ACATE, já é apoiador dessa ideia, e agora temos uma ótima oportunidade para incluir Caçador em uma das  Mesorregiões de Santa Catarina”, conclui ele.

 
<< Início < Anterior 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.