• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc
Home
Inicio
Câmpus Caçador abre 75 vagas para cursos técnicos


O Câmpus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso em cursos técnicos e de graduação. São 75 vagas para dois cursos. Em todo o estado, o IFSC oferece 3.273 vagas em 100 cursos distribuídos em 18 cidades. As aulas para todos os cursos começam no primeiro semestre de 2014.


As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC (www.ingresso.ifsc.edu.br), onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. O prazo final para inscrições é 6 de novembro. 


Há computadores disponíveis para inscrição no câmpus do IFSC, para candidatos que não possuem acesso à Internet. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.  A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30.

 

Candidatos doadores de sangue, integrantes de família de baixa renda ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção do pagamento dessa taxa até 22 de outubro, conforme procedimentos detalhados nos editais. O exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para 8 de dezembro.


Reserva de vaga


O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas. 


Para se inscrever através do sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações, devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.  O detalhamento do sistema de cotas pode ser conferido nos editais.


Confira os cursos oferecidos para início em 2014/1 no Câmpus Caçador:
Técnico concomitante de Administração (noturno)Técnico concomitante de Informática (noturno)


Além de Caçador, o IFSC está com inscrições abertas também nas cidades de Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Urupema e Xanxerê. Para conferir todos os cursos disponíveis, acesse www.ingresso.ifsc.edu.br.

 
Bancada federal apoiará projetos do IFSC
reuniao_brasilia_deputados.jpg - 15.53 Kb

Câmpus Caçador será contemplado com quadra coberta e auditório para 350 pessoas

 

Pela primeira vez, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) receberá apoio financeiro da Bancada Parlamentar Catarinense, formado por senadores e deputados federais do estado. O atendimento à solicitação do IFSC foi confirmado após a apresentação da reitora Maria Clara Kaschny Schneider na semana passada em Brasília. A estimativa é que sejam concedidos R$ 50 milhões por meio de emendas parlamentares.

 

A vinda da verba ainda depende da liberação do Governo Federal. Mesmo assim, a reitora do IFSC está otimista. “As emendas agora vão para a Comissão Mista do Orçamento que pode adequar os valores conforme questões técnicas, mas, em principio, estamos garantidos pela proposta de apoio à nossa instituição. É claro que, depois disso, ainda temos que garantir a liberação dos recursos efetivamente, de modo que ainda temos mais etapas para vencer”, explica.


As emendas feitas são propostas ao Orçamento em que os parlamentares podem ajudar a decidir parte da destinação de recursos públicos. É a primeira vez que o IFSC receberá emendas da bancada federal – que são coletivas, de autoria dos deputados e senadores de cada Estado ou região. Segundo Maria Clara, em anos anteriores, principalmente para possibilitar a sua expansão, o IFSC recebeu emendas individuais. “Esse apoio coletivo mostra a importância do IFSC para a nossa sociedade e para avançarmos mais rapidamente como necessita nossa população”, destaca.


Projetos previstos


Na lista de projetos que serão viabilizados com a vinda desses recursos, junto com a contrapartida institucional, estão um Restaurante Estudantil para o Câmpus Florianópolis, a reforma e ampliação do Câmpus Joinville, além da construção de quadras cobertas para os câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Gaspar, Lages, São Miguel do Oeste, Tubarão e Urupema. Também serão construídos ginásios para os câmpus Jaraguá do Sul, Joinville e Geraldo Werninghaus e auditórios nos câmpus Araranguá, Caçador, Chapecó, Garopaba, Geraldo Werninghaus, Palhoça Bilíngue, Tubarão e Urupema.


Os recursos também devem ser utilizados nas obras do Câmpus Itajaí e na implantação do Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste – que ainda depende da aprovação do MEC para de fato ser executada. A reitora do IFSC explica ainda que parte dos recursos serão destinados ao Instituto Federal Catarinense (IFC). “Temos um acordo com o IFC, tendo em vista nossa parceria e fortalecimento da educação profissional”, conta.


Para Maria Clara, o fator que contribuiu para esse apoio parlamentar foi o conjunto dos projetos, uma vez que uma emenda para o IFSC beneficiará todo o estado. “Nossa articulação foi feita não pensando em solicitações isoladas e pontuais, mas sim em uma atuação em rede, uma vez que somos uma só instituição. Essa visão coletiva e solidária só nos fortalece e nos faz crescer mais rápido, atendendo as demandas e necessidades de todos os nossos estudantes”, reforça.

 
Instituto Federal inova com Curso Técnico em Informática voltado ao Desenvolvimento de Sistemas

   O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Caçador, está oferecendo 35 vagas para o curso Técnico em Informática, com duração de 3 semestres, no período noturno. As inscrições vão até dia 06 de novembro e as aulas iniciam em fevereiro de 2014. O curso é gratuito.

   Segundo o Chefe de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC Caçador, Luiz Alberto Vicari, o Técnico em Informática tem um amplo espaço no mercado de trabalho, uma vez que a informática está cada vez mais presente no nosso dia a dia. “O profissional formado poderá atuar em diversos setores da indústria ou do comércio, além de poder dar treinamentos e prestar serviços de assessoria e consultoria como autônomo”, diz Luiz.

   O Analista de Tecnologia da Informação do IFSC Caçador, Evaristo Marcos de Quadros Júnior, explica que “nosso aluno irá aprender a desenvolver sistemas, podendo trabalhar como programador”, diz ele. De acordo com Evaristo, o estudante que concluir todas as disciplinas do primeiro módulo receberá certificado de qualificação em "Suporte em Tecnologia da Informação", podendo exercer atividades de manutenção e configuração de computadores. “No curso Técnico em Informática do IFSC o aluno irá estudar programação, banco de dados e redes de computadores. Poderá propor soluções em Tecnologia da Informação para a área empresarial, comercial, e até criar programas para celulares, já que haverá disciplina específica de programação para dispositivos móveis”, explica.

   Luiz Vicari ainda enfatiza que o IFSC disponibiliza bolsas de pesquisa e extensão aos alunos matriculados. “Com a orientação de um professor, o aluno poderá participar de projetos em desenvolvimento de sistemas com bolsa de estudo durante sua formação”.

   As inscrições podem ser feitas pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br ou no Câmpus Caçador, Avenida Fahdo Thomé, 3000, Bairro Champagnat. Mais informações pelos telefones 0800 7220250,  3561-5700 ou 3561-5707.

   Conheça as disciplinas do curso Técnico em Informática: Introdução à Informática – Inglês Aplicado –Sistemas Operacionais – Arquitetura de Computadores – Programação Básica – Redes de Computadores I e II – Informática, Ética e Sociedade  – Gestão de Empresas – Gestão da Tecnologia da Informação – Segurança da Informação – Comunicação e Expressão –  Programação Orientada a Objetos I e II – Programação da Web I e II – Banco de Dados I e II  – Análise e Projeto de Sistemas  – Projeto de Conclusão de Curso – Programação para Dispositivos Móveis – Empreendedorismo

 
Inscrições abertas para o Pronatec no IFSC Caçador

pronatec

Cursos com inscrições abertas. Informações (49)3561-5700.

 

Curso                                      Cidade

Cuidador Infantil

Caçador

Manipulador de Alimentos

Timbó Grande

Operador de Computadores

Timbó Grande

Promotor de Vendas

Timbó Grande

Eletricista Instalador Predial

Timbó Grande

 



Leia mais...

 
<< Início < Anterior 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.