• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc

guia de cursos

Home
Inicio
IFSC realiza divulgação na Feira de Economia Solidária

No último dia 08, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou divulgação de seus cursos junto à Feira de Economia Solidária, no Parque Central de Caçador. De acordo com Arlete Lemos, Coordenadora de Relações Externas do IFSC, a instituição tem empreendido esforços em uma série de ações com o intuito de fortalecer a presença do IFSC na região, como instituição pública, gratuita e de qualidade. “Nas avaliações do MEC o IFSC sempre obteve os melhores resultados entre os Institutos Federais de todo país pelo sexto ano consecutivo. Isso mostra o nível de qualidade da instituição e é essa qualidade que estamos disponibilizando para Caçador e região”, afirma Arlete.

Para o Chefe de Ensino do Câmpus Caçador do IFSC, Prof. Luiz Vicari, as ações de divulgação são importantes no sentido de que informam a comunidade não apenas os cursos, mas também uma série de outros serviços como pesquisa e extensão. Segundo o Prof. Luiz, “o IFSC possui hoje um planejamento, tanto de manutenção dos cursos técnicos existentes, Administração, Informática e Plásticos, quanto de abertura de novos cursos, como o técnico em Eletromecânica, os Técnicos Integrados de Administração e Informática e os superiores de Engenharia de Produção e Gestão da Tecnologia da Informação”.

A Prof. Danielle Ullrich, Coordenadora do Curso Técnico em Administração, explica que a presença do IFSC na Feira de Economia Solidária vai ao encontro dos conceitos que são trabalhados em sala de aula. “Temos incentivado os alunos a participar da feira pois, consideramos que o contato deles com agentes do ambiente da Economia Solidária tende a fortalecer as competências empreendedoras que procuramos desenvolver no IFSC” afirma a Prof. Danielle.

A Feira de Economia Solidária é um evento realizado pela Cáritas Brasileira e acontece durante os dias 08 e 09 de Agosto no Parque Central de Caçador.

 
Instituto Federal ministra aula inaugural do Programa Mulheres SIM no Presídio Regional de Caçador

 

Aconteceu na última segunda-feira, 04, a aula inaugural do Programa Mulheres SIM do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), para 30 alunas reeducandas do Presídio Regional de Caçador. O evento foi realizado nas dependências do próprio Presídio, e contou com a presença de autoridades e servidores do IFSC Câmpus Caçador.

Durante a aula inaugural, a coordenadora do Programa no Câmpus Caçador, professora Danielle Ullrich apresentou e explicou as três etapas que compõem o Programa: Curso de Educação e Gênero (80 horas/aula); Feira de Economia Solidária e Acompanhamento das Egressas.

Ao final da apresentação as alunas assistiram a um vídeo com o tema da música “Maria, Maria” do Milton Nascimento, que as emocionou. Deixamos ainda a seguinte mensagem para as alunas: "A educação é o primeiro passo para um futuro melhor. Sejam bem vindas a uma jornada rumo ao conhecimento", disse Danielle.

Para finalizar a cerimônia foi servido um coquetel para todos os presentes. Após o coquetel, as alunas participaram de uma dinâmica com os servidores do IFSC, chamada a REDE. “Como um dos focos do programa é proporcionar o debate acerca da Economia Solidária, que vem sendo articulada em forma de rede, decidimos iniciar o Curso com esta dinâmica.” Durante a dinâmica que formou uma rede entre as novas alunas do IFSC e os professores, as alunas expuseram as suas expectativas com relação ao curso, atribuíram a si uma qualidade e um defeito, e comentaram atividades que mais gostam de fazer e aquelas que menos gostam de fazer.

“Acredito que começamos muito bem, a expectativa das alunas é alta e esperamos corresponder. Nossa ideia é aproveitar os saberes que elas já possuem e otimizar com novos conhecimentos para que elas possam gerar sua própria renda.”, concluiu Danielle.

 
Alunos dos Cursos Técnicos do Câmpus Caçador recebem a palestra “Empresário e Sociedades Empresariais: conceitos e obrigações"

 

No dia 01 de agosto, sexta-feira, as turmas do Módulo II dos Cursos Técnicos em Administração e em Informática do Câmpus Caçador receberam o palestrante Levi Hulse que ministrou a palestra intitulada: “Empresário e Sociedades Empresariais: conceitos e obrigações”.

 

Durante a palestra Levi trabalhou conceitos relacionados a empresários individuais e sociedades empresariais, bem como as obrigações inerentes a cada tipo de empresa.

 

.........Levi é Mestre em Ciência Jurídica pela Univali, e pós-graduado no Curso Preparatório para Magistratura e Especialização em Direito Público, uma parceria entre a FURB – Universidade Regional de Blumenau e a ESMESC - Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina. Além disso, Levi é também bacharel em Direito e em História pela FURB. Atualmente atua como advogado e professor na Faculdade Metropolitana de Blumenau/Grupo Uniasselvi.


.......Para a coordenadora e professora do curso técnico em Administração do Câmpus Caçador, prof. Danielle Ullrich, os alunos adoraram a palestra, foram participativos e puderam solucionar dúvidas. “Os alunos aprenderam a enquadrar os tipos de empresa de acordo com a legislação brasileira, e as informações da palestra servirão para embasar o trabalho final de curso dos alunos do Técnico em Administração que é confeccionar um plano de negócios”, disse.


........Além disso, segundo Danielle foi uma oportunidade para os alunos do Curso Técnico em Informática se ambientar as discussões relativas a Gestão de Empresas, disciplina que será ministrada por ela neste semestre.


........O Câmpus Caçador incentiva a vinda de profissionais especialistas em diversas áreas afins à Administração e a Informática para conversar com os alunos, proporcionando interação entre os alunos e especialistas de diversos ramos do conhecimento.

 
Novos alunos do Câmpus Caçador iniciam as aulas com palestra sobre Direito do Consumidor

 

.....No último dia 30, quarta-feira, iniciaram as aulas para os alunos que ingressaram nos cursos técnicos em Administração e em Informática do Câmpus Caçador. Já na primeira semana de aula, os novos alunos receberam a palestra intitulada: “Conversando sobre Direito do Consumidor”. O palestrante Levi Hülse iniciou o encontro apresentando a Constituição Federal de 1988 e fazendo uma introdução ao Código de Defesa do Consumidor.


.....Levi é Mestre em Ciência Jurídica pela Univali, e pós-graduado no Curso Preparatório para Magistratura e Especialização em Direito Público, uma parceria entre a FURB – Universidade Regional de Blumenau e a ESMESC - Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina. Além disso, Levi é também bacharel em Direito e em História pela FURB. Atualmente atua como advogado e professor na Faculdade Metropolitana de Blumenau/Grupo Uniasselvi.


.....Para a coordenadora do curso técnico em Administração do Câmpus Caçador, prof. Danielle Ullrich, esse tipo de atividade é de grande importância, pois complementa a formação do aluno, proporciona momentos de debate e esclarecimento de dúvidas através da presença de um profissional de uma área específica. “Os alunos adoraram a oportunidade, tiraram dúvidas e interagiram com o palestrante”, disse.


.....Para o coordenador do curso técnico em Informática, Thiago Waltrik, a palestra abordou um dos temas que compõem a ementa da disciplina de Informática, Ética e Sociedade, ministrada por ele neste primeiro semestre. “É importante que conteúdos específicos, como é o caso do Direito do Consumidor, sejam apresentados e debatidos na presença de um profissional da área”, disse ele.


.....O Câmpus Caçador pretende trazer profissionais especialistas em diversas áreas afins à Administração e a Informática para conversar com os alunos ainda durante este semestre, concluiu Danielle.

 

 
<< Início < Anterior 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.