• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc

guia de cursos

Home
Inicio
Instituto Federal inova com Curso Técnico em Informática voltado ao Desenvolvimento de Sistemas

   O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Caçador, está oferecendo 35 vagas para o curso Técnico em Informática, com duração de 3 semestres, no período noturno. As inscrições vão até dia 06 de novembro e as aulas iniciam em fevereiro de 2014. O curso é gratuito.
   Segundo o Chefe de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC Caçador, Luiz Alberto Vicari, o Técnico em Informática tem um amplo espaço no mercado de trabalho, uma vez que a informática está cada vez mais presente no nosso dia a dia. “O profissional formado poderá atuar em diversos setores da indústria ou do comércio, além de poder dar treinamentos e prestar serviços de assessoria e consultoria como autônomo”, diz Luiz.
   O Analista de Tecnologia da Informação do IFSC Caçador, Evaristo Marcos de Quadros Júnior, explica que “nosso aluno irá aprender a desenvolver sistemas, podendo trabalhar como programador”, diz ele. De acordo com Evaristo, o estudante que concluir todas as disciplinas do primeiro módulo receberá certificado de qualificação em "Suporte em Tecnologia da Informação", podendo exercer atividades de manutenção e configuração de computadores. “No curso Técnico em Informática do IFSC o aluno irá estudar programação, banco de dados e redes de computadores. Poderá propor soluções em Tecnologia da Informação para a área empresarial, comercial, e até criar programas para celulares, já que haverá disciplina específica de programação para dispositivos móveis”, explica.

Leia mais...
 
Instituto Federal abre inscrições para o curso de Promotor de Vendas

  Estão abertas as inscrições para o curso de Promotor de Vendas / Atendimento ao Público e Marketing do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Caçador. As aulas iniciam no dia 28 de outubro e terminam em 20 de dezembro, com encontros de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na escola Dom Orlando Dotti, bairro Bom Jesus.
  O IFSC oferece 25 vagas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), sendo que o aluno recebe 4 reais por dia de aula, vale transporte e kit escolar. A coordenadora do Pronatec no IFSC Caçador, Luciane da Costa Campolin, diz que durante o curso o aluno aprenderá a organizar equipes de trabalho, irá conhecer técnicas de exposição de mercadorias, incluindo percepção visual, composição de espaço, iluminação e cor. “Além disso, o curso irá trabalhar com formas de comunicação oral e escrita para impulsionar as ações de vendas e zelar pela ética no trabalho”, diz ela.
  Ocurso tem 160 horas e inclui as disciplinas de Fundamentos da Promoção de Vendas, Estratégias de Negociação e Vendas, Noções de Informática e Matemática Básica e Planejamento de Marketing.

 
Instituto Federal recebe Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

   Professores do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Caçador, receberam no último dia 09 o professor Mario de Noronha Neto, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC. Noronha fez uma apresentação sobre as ações da PROPPI aos docentes, com foco no fortalecimento dos grupos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além da criação de Mestrados Profissionais e Polos de Inovação em diversos Institutos Federais (IFs) no país.
   Segundo Noronha, o IFSC incentiva que seus professores sejam também pesquisadores, que realizem pesquisas aplicadas para estimular o desenvolvimento de arranjos produtivos no país. “Precisamos alavancar a PD&I nos Institutos Federais, especialmente agora que o Ministério da Educação e o órgãos de fomento como o CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – pretendem apoiar financeiramente projetos cooperados com o setor produtivo”, explicou ele, com base em um edital de pesquisa que será lançado pelo CNPQ, na próxima semana, exclusivamente aos Institutos Federais. “Estávamos buscando esse incentivo aos IFs há bastante tempo, e agora este edital irá atender à demanda dos pesquisadores em parceria com empresas públicas e privadas, ONGs, cooperativas, consultorias e outros órgãos interessados em aumentar a competitividade no setor produtivo ou desenvolver e aplicar tecnologias que promovam inclusão produtiva e social”, diz ele.

Leia mais...
 
Curso de Vestuário do IFSC faz visita de estudos à empresa Buddemeyer

   Alunas do curso técnico em Vestuário, módulo II, e dos cursos de Formação Inicial e Continuada nas áreas de Modelagem, Corte e Costura, incluindo alunas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Lebon Régis, visitaram, na quarta-feira, 9 de outubro, a empresa Buddemeyer, na cidade de São Bento do Sul. A Buddemeyer atualmente lidera o segmento nacional de cama, mesa e banho, além de exportar grande parte de sua produção. A empresa abriu suas portas em 1924 e hoje tem fábricas em São Bento e em Campo Alegre, SC, contando com 1200 colaboradores.
   Segundo as alunas, foi uma visita excelente, motivadora e com informações muito ricas sobre a fabricação de artigos de cama, mesa e banho. A professora e coordenadora do curso técnico em Vestuário, Luciane Vieira Westphal, explica que as alunas puderam conhecer de perto todo o processo de fiação, preparação para tecelagem, beneficiamento e confecção de produtos. Segundo ela, o que mais chamou a atenção de todos foi a estação de tratamento de resíduos. “A Buddemeyer é uma empresa que recicla todos os seus dejetos: fios, fibras, plásticos, pedaços de papelão, tudo.  O que não pode ser reaproveitado na própria produção é vendido para empresas que usarão o material como matéria-prima”, conta Luciane.

 
<< Início < Anterior 211 212 213 214 215 216 217 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.