• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc

guia de cursos

Home
Inicio
Porque a região de Caçador merece a UFFS (ou porque a UFFS merece Caçador)

Pierry Teza

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Caçador

 

.......Como recente membro da comunidade Caçadorense – estou aqui a aproximadamente seis meses – e como integrante da comissão responsável pela elaboração da proposta para implantação de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no meio oeste, tendo como cidade sede Caçador, tenho ouvido insistentemente como motivo para a implantação do campus a dívida histórica do país com a região do Contestado. Entretanto, como essa não é a minha área de atuação, e tão pouco tenho vivência sobre a região, não vou entrar em aspectos históricos. Apesar de saber que eles por si só são um bom motivo para a região receber um pouco mais de atenção. Me sinto mais a vontade falando das potencialidades da região que foram identificadas pelo estudo de oferta e demanda coordenado pelo Câmpus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Leia mais...
 
Obras do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em fase de acabamento

..............................

Estão em fase de acabamento as obras da construção do Bloco II do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Caçador. As equipes da Construtora responsável pelas obras já estão trabalhando em três frentes de trabalho: os acabamentos do bloco; a guarita; e a área externa que contará com decoração paisagística. De acordo com o Prof. Luiz Vicari, Chefe do Departamento de Ensino, com a conclusão do Bloco II, o IFSC contará com aproximadamente 4.820 m2 de área construída. Ainda segundo o professor, o novo prédio que possui quatro pavimentos, contará com salas de aula, laboratórios, biblioteca, praça de alimentação e área administrativa....

Leia mais...
 
IFSC forma Técnicos em Plásticos e em Vestuário

 

.....Na noite da última sexta-feira (15) o IFSC formou duas turmas, uma de Técnicos em Plásticos e outra de Técnicos em Vestuário.


.....A cerimônia ocorreu no Auditório da Câmara Municipal de Caçador e contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas, entre familiares dos formandos, autoridades e servidores do IFSC. A turma de Técnicos em Plásticos escolheu como Nome de Turma o Prof. Emerson Luis de Oliveira e como Paraninfo o Prof. Rodrigo Acácio Paggi. Já a turma de Técnicos em Vestuário escolheu como Nome de Turma a Profa. Elen Carla Bezerra Maia e como Paraninfa a Sra. Daniela Tombini. O Senhor Ibrahim Socreppa foi escolhido como Patrono de ambas as turmas.

Leia mais...
 
Lançamento da Semana do Empreendedorismo do IFSC Câmpus Caçador

 

......Foi oficialmente lançada ontem (14), no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Semana do Empreendedorismo, evento a ser realizado pelo entre os dias 03 e 07 de novembro de 2014. O evento que terá como foco Caçador e Região, contará com a parceria e apoio de organizações públicas e privadas, além da presença de acadêmicos e profissionais. Estarão participando também de forma ativa outros Câmpus do IFSC como o de Lages, Urupema e Florianópolis/Continente.

.....Para esse ano, o tema definido foi “Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Regional”. De acordo com o Prof. Pierry Teza, a temática vem ao encontro de atender variados públicos, desde os estudantes até o potenciais empreendedores e aqueles que já possuem um empreendimento. O professor complementa que a ideia é o trabalhar junto comunidade o empreendedorismo como um comportamento de alguém que além de gerar riquezas e uma série de outros benefícios para si, tem também a capacidade de desenvolver o seu entorno, sendo então o empreendedorismo um propulsor do desenvolvimento regional.

A ser realizado junto as instalações do IFSC Câmpus Caçador, o evento contará com uma série de atividades para os diversos públicos-alvo. De acordo com a Prof. Danielle Ullrich, na segunda-feira, além da abertura, acontecerá uma palestra geral. Na terça e quarta-feira aconteceram a feira de empreendedorismo e uma série de oficinas e minicursos. Na quinta-feira o evento contará com palestras e finalmente na sexta-feira haverá uma mesa redonda e o encerramento do evento. Além disso, a Prof. Danielle comenta que durante toda a semana haverá apresentações culturais, que objetivam valorizar aspectos da região. “A Semana do Empreendedorismo tem como objetivo não apenas a transmissão de conhecimento mas também servir como um fórum de discussão do papel do empreendedorismo no contexto do desenvolvimento regional”, complementa a Prof. Danielle.

.....O lançamento contou com a presença de diversas empresas e instituições. Do setor produtivo, compareceram representantes da Adami, Corfio/Eletrocal, Daniela Tombini, Fezer, Frameport, Grupo Sul Brasil-Braox, Guararapes, Móveis Rotta e Sincol. Do governo estavam representados a Prefeitura Municipal de Caçador, a Câmara Municipal de Caçador, a Secretaria de Educação de Caçador e a Secretaria de Desenvolvimento Regional. Das instituições educacionais e de apoio ao setor produtivo estavam presentes a ACIC, ACIC Jovem, AMPE, CDL, Faculdade Senac e SESC. De acordo com o Prof. Albertinho Della Giustina, diretor do Câmpus Caçador, a presença de diversas organizações ligadas as mais diversas áreas representa a importância da temática a ser desenvolvida no evento, bem como a necessidade do IFSC Câmpus Caçador em estreitar relações com a comunidade, como vem fazendo desde de sua implantação em 2010. “Agradecemos a presença de todas as empresas e entidades e salientamos a importância da participação de toda a comunidade no evento, uma vez que pretendemos que ele tenha um caráter de construção coletiva”, finaliza o Prof. Albertinho.

......Mais informações sobre a Semana do Empreendedorismo podem ser obtidas no site do evento: www.cacador.ifsc.edu.br/semanadoempreendedorismo.

 
<< Início < Anterior 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.