• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc

guia de cursos

Home
Inicio
Aviso sobre atraso no pagamento da assistência estudantil

...A Diretoria de Assuntos Estudantis comunica aos alunos que os pagamentos em atraso do Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs) serão efetuados até o final desta semana. Caso o aluno não receba o benefício até esta sexta-feira (23), deve procurar o setor responsável pela assistência estudantil do seu câmpus.

..

...Coordenadoria de Inclusão e Assuntos Estudantis

...Diretoria de Assuntos Estudantis

 
Últimos dias de inscrições para processo seletivo

 

...Terminam na próxima segunda-feira (19) as inscrições para o processo seletivo de ingresso em cursos técnicos, de graduação e Proeja do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Ao todo, são 2.838 vagasem 77 cursos distribuídos em 15 cidades do estado: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê. As aulas para todos os cursos começam no segundo semestre de 2014.

.

...As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC (www.ingresso.ifsc.edu.br), onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Para cursos técnicos e de graduação, o prazo final para inscrições é 19 de maio. Já para os cursos Proeja, voltados à educação de jovens e adultos, o prazo vai até 16 de junho.

.

...Há computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC para candidatos que não possuem acesso à Internet. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone0800 722 0250. A ligação é gratuita.

.

...A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30 e para os cursos de graduação é de R$ 40 e deve ser paga até 20 de maio. Para os cursos Proeja e técnico do Câmpus Palhoça Bilíngue, a inscrição é gratuita para todos os candidatos.

.

...O vestibular para os cursos de graduação será realizado em 8 de junho. Já o exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para 15 de junho. O curso Proeja/Técnico do Câmpus Chapecó e técnico do Câmpus Palhoça Bilíngue terão como processo seletivo a análise socioeconômica. Já para o curso Proeja/FIC do Câmpus São Miguel do Oeste a seleção é por sorteio público - caso haja mais candidatos inscritos do que vagas.

.

...A lista dos candidatos aprovados para cursos técnicos e de graduação será divulgada em 11 de julho e para cursos Proeja em 25 de junho.

.

...Entenda os tipos de cursos

.

...O IFSC oferece três tipos de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Nos cursos integrados, o aluno cursa o Ensino Médio junto com o técnico no IFSC. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. E, para os cursos técnicos subsequentes, o aluno deve já ter o Ensino Médio completo e só faz o curso técnico no IFSC. O curso técnico do Câmpus Palhoça Bilíngue, especializado na educação de surdos, têm aulas em língua portuguesa e em língua brasileira de sinais (Libras).

.

...Os cursos de graduação também são divididos em três tipos: bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são as Engenharias que, por serem mais abrangentes, possibilitam uma área de atuação maior. Os cursos de licenciatura são destinados à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já os cursos superiores de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico. Nesse processo seletivo, não há vagas para cursos de licenciatura.

.

...Já os cursos Proeja integram a educação profissional técnica ou de formação inicial e continuada (FIC) com a educação de jovens e adultos (EJA) de nível fundamental ou médio.

..

...Reserva de vaga

....

...O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas. Os cursos Proeja FIC (câmpus Palhoça Bilíngue e Urupema) são os únicos que não possuem reserva de vagas, já que seu processo seletivo é por sorteio.

.

...Para se inscrever através do sistema de cotas para os cursos técnicos e Proeja é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações, devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

..

...O detalhamento do sistema de cotas pode ser conferido nos editais.

.

...Assistência estudantil

.

...O IFSC possui o Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs), que oferece um benefício financeiro mensal para alunos em situação de vulnerabilidade social que possa prejudicar suas atividades letivas. As inscrições abrem no início de cada semestre, após o início das aulas.

.

...Confira abaixo os cursos oferecidos para início em 2014/2:

.

...Câmpus Caçador

...Técnico concomitante em Administração (vespertino) – 40 vagas

...Técnico concomitante em Informática (vespertino) – 35 vagas

 

Leia mais...
 
Alunos do Instituto Federal recebem palestra sobre autoestima e motivação

 

Na última sexta-feira, 16, alunos do curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Caçador, assistiram a uma palestra sobre autoestima e motivação ministrada pela psicóloga clínica Silvane Andrioni. Especialista em terapia cognitiva comportamental, Silvane aplicou dinâmicas de grupo e abordou temas ligados à confiança, ao comportamento, às emoções, crenças e relações interpessoais. “A motivação está relacionada a aspectos da personalidade, às percepções pessoais e ao meio social”, disse ela.

.
...Ao falar de autoestima, a psicóloga mencionou também a importância da autoimagem e do autoconhecimento, lembrando que, para ter autoestima, a pessoa precisa ser assertiva, confiar em si e nas pessoas ao seu redor, além de buscar a realização. “Muitas vezes, nossa história de vida não ajuda a termos uma boa visão de nós mesmos, mas precisamos tomar a decisão de mudar para, a partir daí, colocarmos em prática atitudes em busca do nosso bem-estar pessoal e profissional”, afirmou.

.
...Para a professora Danielle Ullrich, coordenadora do curso Técnico em Administração do IFSC, a palestra foi emocionante, já que a psicóloga contou passagens de sua vida pessoal para ilustrar as explicações. “Tenho certeza de que muitos alunos se identificaram com as dificuldades enfrentadas por Silvane e isso pode servir de motivação para que eles sigam em frente, tenham êxito no curso e possam ir para o mercado de trabalho mais preparados”, afirma Danielle.

.
...Oportunidade
.
...O IFSC Caçador está com inscrições abertas para os cursos Técnicos em Administração e em Informática até esta segunda-feira, 19 de maio. Os cursos serão oferecidos no período da tarde, com duração de 2 e 3 semestres, respectivamente, a partir de 30 de julho de 2014.
.
...Para se inscrever acesse www.ingresso.ifsc.edu.br ou venha ao câmpus Caçador até 22h30, Avenida Fahdo Thomé, 3000, bairro Champagnat. Em caso de dúvidas ligar para 0800 722 0250 (Ligação Gratuita)  ou 3561-5700 (Câmpus Caçador).

 
Alunos do IFSC Caçador assistem a palestra sobre Segurança Digital


...Alunos do curso Técnico em Informática e do curso de Formação Inicial e Continuada em Secretariado para a Indústria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Caçador, assistiram à palestra "Segurança Digital- Como reconhecer potenciais ameaças e se preparar para os riscos do ambiente virtual", no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Caçador (ACIC), na noite da última quinta-feira (15). O palestrante foi Luiz Cândido Ceolla, Tecnólogo em Processamento de Dados, empresário e profissional atuante na área de Tecnologia da Informação, com diversas certificações nas áreas de elétrica, eletrônica e eletrônica digital.

.
...Durante sua exposição, Luiz falou sobre segurança digital aplicada ao dia a dia do usuário, ensinando a reconhecer possíveis ameaças. Além disso, apresentou dicas práticas para melhor a segurança na web.

.
...Para o professor do curso Técnico em Informática do IFSC Caçador, Thiago Waltrick, a participação dos alunos foi excelente. Muitos fizeram perguntas e interagiram com o palestrante, mostrando interesse, motivação, e um bom conhecimento da área de Informática.

 
<< Início < Anterior 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.