• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc

guia de cursos

Home
Inicio
IFSC realiza exame de classificação neste domingo

exame de classificao.jpg - 13.07 Kb

 

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza neste domingo (8), em 16 municípios, o exame de classificação que vai selecionar os alunos para ingresso nos cursos técnicos no primeiro semestre de 2014. Em todo o estado, 9.559 candidatos vão concorrer às 2.860 vagas abertas em 75 cursos. As provas serão realizadas nas cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.

Em Caçador, as provas dos cursos técnicos concomitantes em Administração e Informática acontecerão pela manhã, a partir das 8h30, na EEB Paulo Shieffler, Rua Nereu Ramos 351, Centro. As provas terão 30 questões objetivas e duração máxima de três horas. Os gabaritos preliminares serão divulgados no próprio domingo (8), às 19 horas, no Portal de Ingresso (www.ingresso.ifsc.edu.br). A lista com os aprovados será disponibilizada em 20 de dezembro.

Os candidatos devem chegar aos locais de prova com antecedência mínima de 30 minutos, portando documento de identidade oficial com foto e caneta esferográfica transparente com tinta preta ou azul.

Leia mais...
 
Bancada federal apoiará projetos do IFSC

reuniao_brasilia_deputados.jpg - 15.53 Kb


Câmpus Caçador será contemplado com quadra coberta e auditório para 350 pessoas

 

Pela primeira vez, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) receberá apoio financeiro da Bancada Parlamentar Catarinense, formado por senadores e deputados federais do estado. O atendimento à solicitação do IFSC foi confirmado após a apresentação da reitora Maria Clara Kaschny Schneider na semana passada em Brasília. A estimativa é que sejam concedidos R$ 50 milhões por meio de emendas parlamentares.

 

A vinda da verba ainda depende da liberação do Governo Federal. Mesmo assim, a reitora do IFSC está otimista. “As emendas agora vão para a Comissão Mista do Orçamento que pode adequar os valores conforme questões técnicas, mas, em principio, estamos garantidos pela proposta de apoio à nossa instituição. É claro que, depois disso, ainda temos que garantir a liberação dos recursos efetivamente, de modo que ainda temos mais etapas para vencer”, explica.


As emendas feitas são propostas ao Orçamento em que os parlamentares podem ajudar a decidir parte da destinação de recursos públicos. É a primeira vez que o IFSC receberá emendas da bancada federal – que são coletivas, de autoria dos deputados e senadores de cada Estado ou região. Segundo Maria Clara, em anos anteriores, principalmente para possibilitar a sua expansão, o IFSC recebeu emendas individuais. “Esse apoio coletivo mostra a importância do IFSC para a nossa sociedade e para avançarmos mais rapidamente como necessita nossa população”, destaca.

Leia mais...
 
Instituto Federal apresenta desfile de moda com inspiração em diversas épocas

 

pequeno.jpg - 23.41 Kb

Aconteceu, na última terça-feira, 3, na Casa da Cultura, o desfile de moda do curso Técnico em Vestuário do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Caçador. Alunas do segundo módulo criaram mini coleções baseadas em um tema de inspiração própria e também em pesquisa bibliográfica, cada uma baseada em épocas diferentes.

 

O público presente pôde assistir às coleções Tramas Brasileiras, Anjos Caídos, Pop Art, Anos 70 - a Era Disco, Punk Rock até os Ossos, New Wave, Brincadeira de Criança, Moulin Rouge e Recontos.

 

A professora responsável pelo desfile, Sidiane Geremia, diz que ficou muito satisfeita com o resultado. “As alunas fizeram um trabalho caprichado e as modelos desfilaram muito bem os looks comerciais e conceituais propostos pelo projeto”, diz a professora.

 

No final do evento ainda houve uma apresentação de dança das alunas da Fundação Municipal de Cultura.

 
IFSC dá início ao curso de Práticas Pedagógicas

 

Teve início, no último dia 29 de novembro, o curso de Práticas Pedagógicas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Caçador, oferecido aos professores da Educação Básica da rede pública de ensino, Municipal, Estadual e Federal. O curso terá duração de 60 horas e contará com aulas sobre concepções de aprendizagem, organização do trabalho docente, abordagens pedagógicas, uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e das mídias, além de um trabalho de pesquisa aplicada.

 

No primeiro dia de aula os alunos foram recebidos com um coquetel e recepcionados pelo diretor-geral do IFSC Caçador, Albertinho Della Giustina, pelo Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus, Luiz Vicari, pela Coordenadora do curso, Sandra Guimarães, e pela Pedagoga Maria Luisa Hilleshein de Souza. Os alunos também receberam as boas-vindas do professor Ailton Durigon, que ministrou a primeira parte do curso, e da representante da Secretaria Municipal de Educação, Marinês de Almeida Muskopff.

 

“Estamos muito felizes em iniciar a série de cursos de Formação Continuada em Práticas Pedagógicas pela cidade de Caçador. Foi um esforço conjunto do IFSC e da Prefeitura, que batalhou para que oferecêssemos esse curso na cidade”, afirmou Sandra.

 
<< Início < Anterior 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.