• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc

guia de cursos

Home
Inicio
Últimos dias para se inscrever nos cursos do IFSC

Terminam na próxima quarta-feira (6) as inscrições para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Caçador. Ao todo são 75 vagas, sendo 40 para o curso técnico em Administração e 35 para o curso técnico em Informática. As aulas para ambos os cursos começam no primeiro semestre de 2014 e serão oferecidas no período noturno.


As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC (www.ingresso.ifsc.edu.br), onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo.

Há computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC, para candidatos que não possuem acesso à Internet. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

A taxa de inscrição para participar do processo seletivo dos cursos técnicos é de R$ 30. Esse é o único valor a ser pago pelo candidato. Depois de aprovado, o aluno faz todo o curso de forma gratuita. O prazo final para pagamento do boleto gerado no ato da inscrição é dia 07 de novembro.

O exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para 8 de dezembro em local ainda a ser divulgado. A lista dos candidatos aprovados será divulgada em 20 de dezembro.


Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Para se inscrever através do sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessa situação, devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência. O detalhamento do sistema de cotas pode ser conferido nos editais.


Cursos oferecidos para 2014/1

Câmpus Caçador
Técnico concomitante* de Administração (noturno)
Técnico concomitante de Informática (noturno)
*o aluno pode fazer o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola.

IFSC Caçador, Avenida Fahdo Thomé, 3000, Bairro Champagnat. Mais informações pelos telefones 3561-5700 ou 3561-5707.

 
Novos cursos técnicos do IFSC serão voltados para o mercado de trabalho

  banner_ingresso_2014-1_portal_ingresso

   Teve início, no último dia 23, o período de inscrições para os dois novos cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Caçador, a partir do primeiro semestre de 2014: Técnico em Administração e Técnico em Informática.

 

  Segundo o Chefe de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus, professor Luiz Alberto Vicari, o curso de Administração terá duração de 2 semestres e o aluno precisa ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a 3ª série do Ensino Médio. Já o curso de Informática terá 3 semestres e o pré-requisito é  ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a 2ª série do Ensino Médio.

 

  "O concluinte do curso técnico em Administração estará preparado para atuar em organizações públicas, privadas e no terceiro setor”, diz a professora responsável, Danielle Ullrich. De acordo com a professora, o profissional poderá auxiliar nas rotinas administrativas, viabilizando as tomadas de decisões de forma crítica, ética e empreendedora.

 
  “Já o profissional formado no curso técnico em Informática poderá identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento na área de Informática”, explica o professor Luiz. Ele ainda acrescenta que o egresso será um facilitador dentro das organizações, com capacidade para auxiliar no suporte e no desenvolvimento de TI.

 

Leia mais...
 
Prorrogadas as inscrições para o curso de Promotor de Vendas do Instituto Federal

Foram prorrogadas as inscrições para o curso de Promotor de Vendas / Atendimento ao Público e Marketing do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Caçador. As aulas iniciam no mês de novembro, com encontros de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na escola Dom Orlando Dotti, bairro Bom Jesus. 

O IFSC oferece 25 vagas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), sendo que o aluno recebe 4 reais por dia de aula, vale transporte e kit escolar. O curso irá abordar organização de equipes de trabalho, técnicas de exposição de mercadorias (percepção visual, composição de espaço, iluminação e cor), formas de comunicação oral e escrita e ética no trabalho.

O curso com 160 horas inclui as disciplinas de Fundamentos da Promoção de Vendas, Estratégias de Negociação e Vendas, Noções de Informática, Matemática Básica e Planejamento de Marketing.

 
Prefeitura e Instituto Federal firmam parceria para capacitações

A Prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Educação assinou nesta quinta-feira (24) termo de cooperação técnica com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus de Caçador, para a realização de capacitações profissionais direcionadas aos professores da Rede Municipal de Ensino.

No ato da assinatura o prefeito Beto Comazzetto, o secretário de Educação Aldonir Anciuti, o diretor do IFSC, Albertinho Della Giustina e o chefe do departamento de ensino, pesquisa e extensão do IFSC, Luiz Alberto Vicari.

Os cursos oferecidos serão Práticas Pedagógicas e Dificuldades de Aprendizagem, ambos com carga de 60 horas ministradas nas sextas-feiras a noite e sábados durante o dia. Cada curso disponibiliza 40 vagas e os educadores interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, pelo fone 3563 2266. A aula inaugural do curso de Práticas Pedagógicas será no dia 29 de novembro deste ano e o curso de Dificuldades de Aprendizagem terá início em fevereiro de 2014.

O prefeito Beto Comazzetto e o secretário Anciuti ressaltam que o objetivo é abrir ainda mais o leque de oportunidades para que os educadores da Rede Municipal de Ensino possam se aperfeiçoar. “O Instituto Federal possui excelência na educação e oferece estes dois cursos em parceria com a Prefeitura, que serão de grande valia para a bagagem didática de nossos professores. A Administração Municipal sempre está em busca de mais oportunidades para os professores pois a especialização deles será revertida em qualidade de ensino para nossos alunos”, disseram.

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.