• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc

guia de cursos

Home
Inicio
Instituto Federal recebe Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

   Professores do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Caçador, receberam no último dia 09 o professor Mario de Noronha Neto, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC. Noronha fez uma apresentação sobre as ações da PROPPI aos docentes, com foco no fortalecimento dos grupos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além da criação de Mestrados Profissionais e Polos de Inovação em diversos Institutos Federais (IFs) no país.
   Segundo Noronha, o IFSC incentiva que seus professores sejam também pesquisadores, que realizem pesquisas aplicadas para estimular o desenvolvimento de arranjos produtivos no país. “Precisamos alavancar a PD&I nos Institutos Federais, especialmente agora que o Ministério da Educação e o órgãos de fomento como o CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – pretendem apoiar financeiramente projetos cooperados com o setor produtivo”, explicou ele, com base em um edital de pesquisa que será lançado pelo CNPQ, na próxima semana, exclusivamente aos Institutos Federais. “Estávamos buscando esse incentivo aos IFs há bastante tempo, e agora este edital irá atender à demanda dos pesquisadores em parceria com empresas públicas e privadas, ONGs, cooperativas, consultorias e outros órgãos interessados em aumentar a competitividade no setor produtivo ou desenvolver e aplicar tecnologias que promovam inclusão produtiva e social”, diz ele.

Leia mais...
 
Curso de Vestuário do IFSC faz visita de estudos à empresa Buddemeyer

   Alunas do curso técnico em Vestuário, módulo II, e dos cursos de Formação Inicial e Continuada nas áreas de Modelagem, Corte e Costura, incluindo alunas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Lebon Régis, visitaram, na quarta-feira, 9 de outubro, a empresa Buddemeyer, na cidade de São Bento do Sul. A Buddemeyer atualmente lidera o segmento nacional de cama, mesa e banho, além de exportar grande parte de sua produção. A empresa abriu suas portas em 1924 e hoje tem fábricas em São Bento e em Campo Alegre, SC, contando com 1200 colaboradores.
   Segundo as alunas, foi uma visita excelente, motivadora e com informações muito ricas sobre a fabricação de artigos de cama, mesa e banho. A professora e coordenadora do curso técnico em Vestuário, Luciane Vieira Westphal, explica que as alunas puderam conhecer de perto todo o processo de fiação, preparação para tecelagem, beneficiamento e confecção de produtos. Segundo ela, o que mais chamou a atenção de todos foi a estação de tratamento de resíduos. “A Buddemeyer é uma empresa que recicla todos os seus dejetos: fios, fibras, plásticos, pedaços de papelão, tudo.  O que não pode ser reaproveitado na própria produção é vendido para empresas que usarão o material como matéria-prima”, conta Luciane.

 
IFSC ainda tem vagas para curso de Cuidador Infantil

Ainda há vagas para o curso de Cuidador Infantil no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Caçador. As aulas iniciaram no último dia 03, na escola Henrique Júlio Berger, bairro Berger, e acontecerão todas a terças e quintas, das 18h30 às 22h30, até o mês de dezembro.
O curso de 160 horas está sendo oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec), portanto os alunos matriculados recebem kit escolar e vale alimentação no valor de 4 reais por dia de aula. “O cuidador infantil é uma pessoa preparada para atuar no mercado de trabalho como babá ou monitor em clubes, parques e festas”, explica a coordenadora do Pronatec no câmpus Caçador, Luciane Vieira Westphal. “Durante as aulas, os alunos irão aprender técnicas de primeiros socorros, segurança, higiene e alimentação, conhecimentos indispensáveis para a função”, diz ela. 
As inscrições podem ser feitas no IFSC Caçador, Avenida Fahdo Thomé, 3000, Bairro Champagnat. Mais informações pelos telefones 3561-5700 ou 3561-5707.

 
Câmpus Caçador abre 75 vagas para cursos técnicos

   O Câmpus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso em cursos técnicos e de graduação. São 75 vagas para dois cursos. Em todo o estado, o IFSC oferece 3.273 vagas em 100 cursos distribuídos em 18 cidades. As aulas para todos os cursos começam no primeiro semestre de 2014.


   As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC (www.ingresso.ifsc.edu.br), onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. O prazo final para inscrições é 6 de novembro.


   Há computadores disponíveis para inscrição no câmpus do IFSC, para candidatos que não possuem acesso à Internet. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.  A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30.

 

   Candidatos doadores de sangue, integrantes de família de baixa renda ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção do pagamento dessa taxa até 22 de outubro, conforme procedimentos detalhados nos editais. O exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para 8 de dezembro.


   Reserva de vaga


   O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.


   Para se inscrever através do sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações, devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.  O detalhamento do sistema de cotas pode ser conferido nos editais.


   Confira os cursos oferecidos para início em 2014/1 no Câmpus Caçador:
Técnico concomitante de Administração (noturno) e Técnico concomitante de Informática (noturno)


   Além de Caçador, o IFSC está com inscrições abertas também nas cidades de Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Urupema e Xanxerê. Para conferir todos os cursos disponíveis, acesse www.ingresso.ifsc.edu.br.

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.