• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc

guia de cursos

Home
Inicio
IFSC dá início ao curso de Práticas Pedagógicas

 

Teve início, no último dia 29 de novembro, o curso de Práticas Pedagógicas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Caçador, oferecido aos professores da Educação Básica da rede pública de ensino, Municipal, Estadual e Federal. O curso terá duração de 60 horas e contará com aulas sobre concepções de aprendizagem, organização do trabalho docente, abordagens pedagógicas, uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e das mídias, além de um trabalho de pesquisa aplicada.

 

No primeiro dia de aula os alunos foram recebidos com um coquetel e recepcionados pelo diretor-geral do IFSC Caçador, Albertinho Della Giustina, pelo Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus, Luiz Vicari, pela Coordenadora do curso, Sandra Guimarães, e pela Pedagoga Maria Luisa Hilleshein de Souza. Os alunos também receberam as boas-vindas do professor Ailton Durigon, que ministrou a primeira parte do curso, e da representante da Secretaria Municipal de Educação, Marinês de Almeida Muskopff.

 

“Estamos muito felizes em iniciar a série de cursos de Formação Continuada em Práticas Pedagógicas pela cidade de Caçador. Foi um esforço conjunto do IFSC e da Prefeitura, que batalhou para que oferecêssemos esse curso na cidade”, afirmou Sandra.

 
Atualize seus dados

Prezado aluno,

Estamos publicando este questionário na nossa página para que você possa atualizar seus dados de contato (telefone, endereço, e-mail) sempre que necessário.

As informações serão usadas apenas para entrar em contato com você e divulgar nossas ações durante o ano. De maneira alguma seus dados serão transmitidos a terceiros ou publicados em locais não autorizados.

Agradecemos desde já a sua participação.

Clique aqui para atualizar seus dados.

 
Prazo para se inscrever nos cursos técnicos do IFSC termina quarta-feira

Terminam esta quarta-feira, dia 6, as inscrições para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Caçador. São 40 vagas para o curso técnico em Administração e 35 para o curso técnico em Informática. As aulas começam no primeiro semestre de 2014 e serão oferecidas no período noturno.

A taxa de inscrição é de R$ 30 e o prazo final para pagamento do boleto gerado no ato da inscrição é dia 07 de novembro, quinta-feira. Esse é o único valor a ser pago pelo candidato. Depois de aprovado, o aluno faz todo o curso de forma gratuita.

As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC (www.ingresso.ifsc.edu.br) ou no IFSC Caçador, Avenida Fahdo Thomé, 3000, Bairro Champagnat. Mais informações pelos telefones 3561-5700 ou 3561-5707. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Conheça as unidades curriculares dos dois cursos:

Curso Técnico em Administração – 2 semestres: Informática – Comunicação Empresarial – Administração de Pessoas – Fundamentos da Administração – Administração de Marketing – Administração de Materiais – Matemática Financeira e Estatística – Administração da Produção – Administração de Qualidade – Responsabilidade Social – Sistema de Informação Gerencial –   Rotinas Financeiras – Empreendedorismo

Áreas de atuação: organizações públicas, privadas e terceiro setor. O profissional poderá auxiliar nas rotinas administrativas, viabilizando as tomadas de decisões de forma crítica, ética e empreendedora.


Curso Técnico em Informática – 3 semestres: Introdução à Informática – Inglês Instrumental –Sistemas Operacionais – Arquitetura de Computadores – Programação Básica – Redes de Computadores I e II – Informática, Ética e Sociedade  – Gestão de Empresas – Gestão da Tecnologia da Informação – Segurança da Informação – Comunicação e Expressão –  Programação Orientada a Objetos I e II – Programação da Web I e II – Banco de Dados I e II  – Análise e Projeto de Sistemas  – Projeto de Conclusão de Curso – Programação para Dispositivos Móveis – Empreendedorismo

Áreas de atuação: organizações públicas, privadas e terceiro setor. O profissional poderá identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de programação, operação e gerenciamento na área de Informática, com capacidade para auxiliar no suporte e no desenvolvimento de TI.

 
Últimos dias para se inscrever nos cursos do IFSC

Terminam na próxima quarta-feira (6) as inscrições para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Caçador. Ao todo são 75 vagas, sendo 40 para o curso técnico em Administração e 35 para o curso técnico em Informática. As aulas para ambos os cursos começam no primeiro semestre de 2014 e serão oferecidas no período noturno.


As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC (www.ingresso.ifsc.edu.br), onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo.

Há computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC, para candidatos que não possuem acesso à Internet. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

A taxa de inscrição para participar do processo seletivo dos cursos técnicos é de R$ 30. Esse é o único valor a ser pago pelo candidato. Depois de aprovado, o aluno faz todo o curso de forma gratuita. O prazo final para pagamento do boleto gerado no ato da inscrição é dia 07 de novembro.

O exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para 8 de dezembro em local ainda a ser divulgado. A lista dos candidatos aprovados será divulgada em 20 de dezembro.


Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Para se inscrever através do sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessa situação, devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência. O detalhamento do sistema de cotas pode ser conferido nos editais.


Cursos oferecidos para 2014/1

Câmpus Caçador
Técnico concomitante* de Administração (noturno)
Técnico concomitante de Informática (noturno)
*o aluno pode fazer o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola.

IFSC Caçador, Avenida Fahdo Thomé, 3000, Bairro Champagnat. Mais informações pelos telefones 3561-5700 ou 3561-5707.

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.