Estudantes recebem orientações sobre a Lei de Estágio PDF Imprimir E-mail
Ter, 13 de Junho de 2017 14:34

A legislação dos estágios foi tema de palestra na noite de 8 de junho, no Câmpus Caçador. Duas turmas do curso superior em Engenharia de Produção e uma de Sistemas de Informação receberam a representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na região, Suhaila El Khouri.

O foco da palestra foi a diferença do estágio obrigatório e não-obrigatório. O estágio é obrigatório quando está previsto no projeto pedagógico do curso e funciona como requisito para obter o diploma. Na modalidade não obrigatória, o estudante opta pela experiência que, por ser obrigatoriamente remunerada, é também utilizada para complementação de renda.

Ao final da exposição, os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre como buscar um estágio e seus principais direitos e deveres. Os alunos do Curso de Engenharia de Produção que acompanharam a palestra... Os cerca de 70 alunos que acompanharam a palestra serão os primeiros a passar pelo estágio obrigatório previsto no currículo do respectivo curso.

Responsável pelos estágios no Câmpus, Liriane Guimarães Morais organizou o evento ao notar as dúvidas dos estudantes. Para ela, além do respeito aos limites de funções e carga horária, é preciso que os envolvidos no contrato de estágio o reconheçam como parte da formação profissional. “Por muito tempo o estágio foi exploração de mão de obra barata, e a lei vem mudando isso ao definir o estágio como ato educativo.”

Leia aqui a cartilha elaborada pelo IEL sobre a legislação do estágio.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC