Projeto do IFSC Caçador é destaque em seminário sobre violência contra a mulher PDF Imprimir E-mail
Ter, 13 de Março de 2018 15:59

As imagens em preto e branco são fortes: nelas, representações ficcionais de cenas de violência doméstica evocam a dura realidade que é vivenciada cotidianamente por milhões de meninas e mulheres. Produzida por estudantes do Câmpus Caçador, mostra "A denúncia: a arte no enfrentamento à violência" ocupou lugar de destaque esta semana no hall do Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), durante a realização do Seminário Regional Pelo Fim da Violência Doméstica Contra a Mulher. O evento ocorreu na quarta-feira (7 de março), durante todo o dia, e reuniu participantes de órgãos públicos e lideranças comunitárias e de movimentos feministas de todo o estado.

A exposição foi produto de um trabalho interdisciplinar orientado pelos professores Patrícia Martins, de Artes, e Diogo Carvalho, de Língua Espanhola. O tema feminismo foi inicialmente trazido para o desenvolvimento do conteúdo sobre arte contemporânea, sugerido pelo aluno Wesley Caetano Lima, atualmente no 3º ano do curso técnico integrado em Administração. Em seguida, o trabalho foi desdobrado no projeto de pesquisa "Gênero, sexualidade e educação", no qual os estudantes procuraram investigar questões relacionadas à violência contra a mulher no município de Caçador.

Além de expor as sete expressivas fotos no hall do Auditório Antonieta de Barros, os alunos e professores do câmpus participaram da última mesa do seminário, na qual foram relatadas experiências positivas de enfrentamento à violência contra a mulher. "É terrível que no século 21 as mulheres ainda estejam sofrendo esse tipo de coisa. Eu vi isso na minha casa e não se pode mais admitir isso", disse Wesley Caetano Lima. "Fazer o projeto foi incrível, renovador. Devemos nos preocupar com retrocessos nos direitos humanos no século 21. Essa luta não é só feminina, é de homens e mulheres, da sociedade como um todo", afirmou.

Também participaram da exposição e do seminário as estudantes Nathalia Cristina dos Santos, do 3º ano do curso técnico integrado em Administração e Thalia Farinon, do 3º ano do curso técnico integrado em Informática. Integraram também o projeto as alunas Eduarda Veloso Lisboa e Helen dos Santos, ambas do curso técnico integrado em Administração.

Pacto Maria da Penha

O Seminário Regional pelo Fim da Violência Doméstica Contra a Mulher foi promovido pela bancada feminina na Alesc durante todo o dia 7 de março, para debater, refletir e ampliar o conhecimento sobre leis, direitos e políticas públicas de responsabilidade do poder público no enfrentamento e prevenção da violência doméstica. No evento, representantes de movimentos sociais, órgãos públicos e entidades participaram dos debates e trocas de experiências realizados no Auditório Antonieta de Barros - espaço nobre da casa legislativa estadual que homenageia a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira de deputada estadual em Santa Catarina.

No período da manhã, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Alesc, foi assinado o Pacto Estadual Maria da Penha, documento no qual diversos órgãos públicos e entidades se comprometem a implementar ações que garantam o cumprimento efetivo da Lei Maria da Penha, que é a legislação federal que prevê os mecanismos de controle e punição dos casos de violência doméstica. Embora essa legislação seja de 2006, as estatísticas da violência contra a mulher no Brasil ainda são alarmantes, e Santa Catarina tem dados preocupantes: é o quarto estado com mais violência contra a mulher, e as estimativas indicam que a cada 12 minutos uma mulher é vítima de violência doméstica no estado.