• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc

guia de cursos

Home
PROGRAMA MULHERES SIM 2018: Gerando Renda e Construindo Sonhos das Mulheres Caçadorenses PDF Imprimir E-mail
Seg, 24 de Setembro de 2018 14:00

O Programa de Extensão Mulheres SIM ofertado pelo IFSC Câmpus Caçador para mulheres em situação de vulnerabilidade social, segue com suas aulas a todo vapor. As aulas são ministradas três vezes por semana no espaço do CEU das Artes e no CAIC, no bairro Martello, em Caçador. Durante duas tardes, a professora Daiane Toledo ensina e auxilia na confecção das bolsas e acessórios em tecido, que posteriormente, serão comercializados em uma feira, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá no IFSC nos dias 16, 17 e 18 de outubro. Segundo a professora Daiane "além de aprender a costurar, as participantes do programa estão aprendendo a usar a criatividade para montar peças customizadas e exclusivas, o meu papel é mostrar a elas que podem inovar e agregar valor aos produtos até mesmo com o reaproveitamento de retalhos. Está sendo muito produtivo e percebo que elas estão alegres com o aprendizado."

 


 

 

Já na terceira tarde da semana, as alunas frequentam aulas que complementam a formação. A disciplina de Empreendedorismo e Geração de Renda, ministrada pela professora Danielle Ullrich, traz as alunas uma visão empreendedora, visando o trabalho em equipe, persistência e inovação. A disciplina de Finanças, lecionada pelo professor Greyson Rech, faz com que as alunas consigam calcular e dar preços aos produtos produzidos por elas. Já a disciplina de Comunicação e Acesso às Mídias Digitais, lecionada pela professora Patrícia Martins, explica toda a parte da importância das mídias na divulgação dos produtos produzidos pelas alunas.


O IFSC pretende com este Programa de Extensão oportunizar às mulheres, em situação de vulnerabilidade social, a geração de renda a partir da vivência na área de costura, por meio da confecção de acessórios e bolsas em tecido, tornando-a apta a confeccionar estes artigos, expô-los e comercializá-los. As aulas do Curso de Extensão para o incentivo da Geração de Renda por meio da Confecção de Bolsas e Acessórios em Tecido, que integra o Programa Mulheres SIM vão até outubro. Após este período, as alunas terão Oficinas sobre diversos temas, irão organizar e participar da Feira para comercializar os seus produtos e ainda participarão de um projeto para avaliar os impactos do Programa na sua vida pessoal e profissional.


Lembrando que este ano, o Programa Mulheres SIM de Caçador conta com a parceria dos CRAS Norte e Martello, Cesmar, CAIC e Céu das Artes.

 
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.