Nota do Campus Caçador – 13 de Março de 2019 PDF Imprimir E-mail
Qua, 13 de Março de 2019 15:33

Na noite de 12/03/19, o diretor do IFSC campus Caçador, prof. Eduardo Nascimento Pires, esteve presente na Câmara de Vereadores de Caçador para, durante a chamada “palavra livre”, apresentar respostas e esclarecimentos às solicitações e questionamentos dos vereadores do munícipio de Caçador presentes no ofício nº 036/2019/ATL, embasado no requerimento nº 012/2019, de autoria da vereadora Sirley Ceccatto.

Durante a sua fala, o diretor esclareceu todas as dúvidas apresentadas pelos vereadores, enfatizando a publicidade de todos os atos do campus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina, os quais são regidos por editais públicos acessíveis a qualquer pessoa, bem como leis nacionais que são seguidas e respeitadas por todas as instituições públicas federais de ensino.

Ficamos felizes que os vereadores estejam interessados em conhecer os nossos processos acadêmicos e institucionais, e podemos mais vezes torná-los claros para todos os interessados, sejam eles representantes do povo, ou o próprio cidadão diretamente. Também nos enleva muito o fato de que vários alunos estão buscando o nosso campus para fazer sua formação, o que demonstra o fato de que o nosso campus está se tornando conhecido e respeitado pela comunidade de Caçador e da região.

Infelizmente, devido ao nosso espaço físico limitado, não podemos atender a grande demanda de candidatos interessados em estudar em nossa instituição. Desta forma temos que fazer algum tipo de seleção e, para tanto, como enfatizado diversas vezes pelo diretor em sua fala, preferimos o uso de um sorteio público como forma de ‘seleção’ dos nossos alunos, por entendermos ser esta a forma mais democrática de acesso à educação pública e de qualidade que ofertamos. Isso condiz com a nossa própria missão, a saber “promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.” (grifo nosso). Acreditamos que esta inclusão é estimulada e alcançada quando conseguimos ter em nosso corpo de alunos cidadãos das mais variadas classes sociais, dado que todos os cidadãos pagam seus impostos e devem ter assim uma chance equânime de adentrar aos nossos muros. Outrossim, convocamos os vereadores a somar esforços para juntamente com nossos alunos e servidores buscar mais recursos nas esferas públicas para podermos assim ampliar nossa estrutura física e humana de forma que possamos cada vez mais atender a comunidade de forma mais abrangente, integrando cada vez mais alunos em nosso campus e contribuindo cada vez mais para que os nossos cidadãos concretizem seus sonhos.

Por fim, ressaltamos aqui nossos valores, que são criados coletivamente com a participação de todos os nossos alunos, servidores e a sociedade civil através de consultas públicas, acreditando que quando os colocamos em prática estamos e sempre estaremos materializando um mundo e uma sociedade mais justa e harmoniosa:

• ÉTICA, pautada por princípios de transparência, justiça social, solidariedade e responsabilidade com o bem público.

• COMPROMISSO SOCIAL, pautado pelo reconhecimento às diferenças históricas, econômicas, culturais e sociais.

• EQUIDADE, pautada pelos princípios de justiça e igualdade nas relações sociais e nos processos de gestão.

• DEMOCRACIA, pautada pelos princípios de liberdade, participação, corresponsabilidade e respeito à coletividade.

• SUSTENTABILIDADE, pautada pela responsabilidade social e ambiental.

• QUALIDADE, pautada no princípio de dignificação humana, por meio do trabalho, do conhecimento e do aprimoramento das relações individuais e sociais.

O IFSC é público, e portanto é de todos e para todos.

Campus Caçador, Março de 2019

Última atualização em Qua, 13 de Março de 2019 16:45