Nota Oficial PDF Imprimir E-mail
Ter, 28 de Maio de 2019 16:45

Prezada Comunidade Acadêmica,

Como é de conhecimento geral, o governo federal anunciou um contingenciamento de verbas na ordem de 30% em todas as instituições federais de ensino. Vale ressaltar, primeiramente, que esse bloqueio não atingiu as rubricas referentes à assistência estudantil (como o sistema PAEV’s, auxílio moradia para os estudantes etc), que neste momento continuam com seus pagamentos regulares.

No campus Caçador, o bloqueio foi na ordem de R$ 550.000, ou seja, próximo a 35% do nosso orçamento anual. Após análise detalhada da situação, um replanejamento foi conduzido, sendo que o bloqueio atingirá principalmente os projetos da nossa instituição (viagens de estudo, melhorias de infraestrutura, auxílio de pesquisadores e extensionistas etc.), com impacto menor no que chamamos de “bloco de manutenção” do campus (contratos de limpeza, vigilância, jardinagem, manutenção de elevadores e máquinas, telefonia, água, luz, internet etc.). Assim, o contingenciamento anunciado, neste momento, nos faz mantermos o campus funcionando de uma forma precária, que destoa do seu modo usual de operação, afetando diretamente atividades extraclasse e eventos que proporcionamos aos nossos alunos, e que são nosso diferencial. Todavia, vale ressaltar que neste momento a nossa situação financeira permite que as nossas atividades básicas de ensino permaneçam ocorrendo continuamente.

Durante o ano, caso o governo federal libere as verbas bloqueadas, as atividades extraclasse que ofertamos à nossa comunidade acadêmica serão normalizadas e voltaremos a proporcionar aos nossos alunos todas as ações que estão além da sala de aula e que nos faz sermos uma instituição de referência na região.

Cordialmente,

Direção geral do campus Caçador