Home Aluno
O Câmpus PDF Imprimir E-mail

Histórico

O primeiro bloco do Câmpus Caçador foi inaugurado no dia 27 de dezembro de 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como Câmpus, ele fez parte do Plano de Expansão II da Educação Profissional do Ministério da Educação. A Portaria Ministerial nº 806, de 22 de junho de 2011 autorizou o funcionamento do Câmpus Caçador.

O primeiro semestre de funcionamento teve início no dia  14 de fevereiro de 2011, com as primeiras aulas dos cursos Técnicos em Vestuário e em Plásticos, contando com 35 matriculados no curso Técnico em Vestuário e 35 matriculados no curso Técnico em Plásticos.   No  primeiro semestre do ano de 2012 essas primeiras turmas concluíram o curso, tendo sido 19 alunos formados em Vestuário e 24 formados em Plásticos.

De acordo com o último censo do IBGE (2011), Caçador tem 71.333 habitantes. Segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD, seu IDH(Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0.793, bem   abaixo do IDH do estado, que é de 0,84. Com base no segmento madeireiro, moveleiro e de vestuário, historicamente, a economia da região favorece a mão de obra braçal e não qualificada, e com isso a exploração e a precarização do trabalho (salários baixos, carga horária excessiva, contratações temporárias).

Levando em conta os dados acima, a implantação do Instituto Federal de Santa Catarina na cidade foi de grande importância para o local, estabelecendo-se como referência de ensino gratuito de qualidade, capacitando a população e contribuindo para o crescimento e a prosperidade da região.

Atualmente o Câmpus Caçador, que deixou de ser considerado Câmpus Avançado conta com vinte servidores, sendo 11 docentes e 9 técnicos administrativos, mais o diretor geral.

Além dos cursos Técnicos, em 2012 o Câmpus formou suas primeiras turmas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com 9 formandos  no curso de Secretariado para a Indústria e 14 formandos no curso de Inglês para Negócios. Cursos FIC de Costura Industrial, em parceria com a prefeitura e com aulas localizadas no SINE (Sistema Nacional de Empregos) de Caçador, também já formaram 119 alunos.

Hoje temos 6 turmas matriculadas nos cursos técnicos, com 90 alunos ao todo, e a seguinte estrutura física no Câmpus:

1) Quantidade de Salas: 03 salas de aula.

2) Quantidade de Laboratórios: 07 – em local alugado fora do Câmpus

2.1 Vestuário: (300 m²)

Lab. Costura
Lab. Modelagem e Corte.
Lab. de Informática;

2.2 Plásticos: (370m²)
Lab. Injeção;
Lab. Extrusão;
Lab. Termoformagem;
Lab. Plásticos (caracterização).

3) Tem biblioteca: ( X ) sim ( ) não
4) Sala professores: 01

5) Espaço administrativo: Direção, Administração, Coordenadoria Pedagógica e Registro Acadêmico.

No entanto, as perspectivas para o IFSC Caçador são excelentes, já que a licitação para a construção de mais um prédio com 12 salas de aulas, laboratórios, etc, está em andamento.

Em 2012 também tivemos a implantação do Colegiado do Câmpus, que pretende aprovar novos cursos, em parceria com a comunidade, a serem implementados nos próximos anos, depois da construção do novo bloco. A intenção é podermos oferecer outros cursos técnicos, cursos superiores e o ensino médio integrado, com a perspectiva de termos 60 professores e 42 técnicos administrativos no quadro de servidores.