Home Aluno
O Câmpus PDF Imprimir E-mail

Histórico

O primeiro bloco do Câmpus Caçador foi inaugurado no dia 27 de dezembro de 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como Câmpus, ele fez parte do Plano de Expansão II da Educação Profissional do Ministério da Educação. A Portaria Ministerial nº 806, de 22 de junho de 2011 autorizou o funcionamento do Câmpus Caçador.

O primeiro semestre de funcionamento teve início no dia  14 de fevereiro de 2011, com as primeiras aulas dos cursos Técnicos em Vestuário e em Plásticos, contando com 35 matriculados no curso Técnico em Vestuário e 35 matriculados no curso Técnico em Plásticos.   No  primeiro semestre do ano de 2012 essas primeiras turmas concluíram o curso, tendo sido 19 alunos formados em Vestuário e 24 formados em Plásticos.

De acordo com o último censo do IBGE (2011), Caçador tem 71.333 habitantes. Segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD, seu IDH(Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0.793, bem   abaixo do IDH do estado, que é de 0,84. Com base no segmento madeireiro, moveleiro e de vestuário, historicamente, a economia da região favorece a mão de obra braçal e não qualificada, e com isso a exploração e a precarização do trabalho (salários baixos, carga horária excessiva, contratações temporárias).

Levando em conta os dados acima, a implantação do Instituto Federal de Santa Catarina na cidade foi de grande importância para o local, estabelecendo-se como referência de ensino gratuito de qualidade, capacitando a população e contribuindo para o crescimento e a prosperidade da região.

Atualmente o Câmpus Caçador, que deixou de ser considerado Câmpus Avançado conta com setenta servidores, sendo 43 docentes e 27 técnicos administrativos.